terça-feira, 27 de abril de 2010

Sugestão de Atividade

EU ME SITUANDO


PROBLEMÁTICA:
Como incentivar o entrosamento das famílias da comunidade escolar e promover um melhor relacionamento entre alunos, professores e familiares?

EMENTA:
Na disciplina de história, trabalhar com os alunos do 5º ano a origem, a cultura e os costumes das famílias, a fim de conhecerem suas raízes, criar laços de amizade e identificarem-se como cidadãos e sujeitos integrantes da sociedade.

O QUE SABEMOS?
- quem são seus familiares;
- onde moram;
- quem são seus colegas;
- quem são seus professores

O QUE QUEREMOS SABER?
- quem são seus antepassados;
- de onde vieram;
- por que vieram;
- quais são suas origens;
- sobre os costumes e a cultura de cada família.


COMO VOMOS SABER?

- cada aluno irá pesquisar sobre os costumes, a cultura e a origem de sua família;
- localizar no Google Heart o município de onde vieram seus antepassados e onde moram atualmente;
- construir a árvore genealógica da família utilizando o o Mapa Conceitual;
- preparar a apresentação em Power Paint;
- socializar com os colegas da turma e o professor utilizando o data show;


Sugestão de Mapa Conceitual:


COMO IREMOS FAZER?
- Disponibilizar a atividade no blog da escola.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Conceito de Hipertexto

Hipertexto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Hipertexto

Numa navegação a deriva, naveguei pelo hipertexto.Foi uma experiência fantástica.
O hipertexto é um meio de informações on-line, interligado por links que nos leva por inúmeros caminhos com sequência de conteúdos onde as conexões facilitam as informações ligando uma a outra. No hipertexto encontramos, além de textos sequenciais, sons e imagens.

Sugestão de Aula

PROJETO : DE ONDE VEM O LEITE veja o video

1 – IDENTIFICAÇÃO:

Escola :EEB SARA CASTELHANO KLEINKAUF
Disciplina:CIÊNCIAS
Ano: 3ºANO Turma: A
Professora: CÉLIA SALETE BIANCHI:

2.: OBJETIVOS:
Compreender a origens do leite e como ocorre a industrialização;
Conhecer os valores nutritivos do leite e seus derivados.

3. CONTEÚDOS:

-Origem do leite;
-Valor nutritivo do leite;
-Derivados do leite;
-Industrialização do leite

4- METODOLOGIA:
Projeção em vídeo do filme: "De Onde Vem o Leite", que será utilizado para iniciar a discussão sobre a origem do leite levantando o conhecimento que cada aluno possui;
Dividir a turma em grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos itens:Origem do Leite; Derivados do Leite; Valor nutritivo do leite; Industrialização e comercialização do leite.
Construção de texto;
Confecção de cartazes;
Elaboração e apresentação de um trabalho utilizando mídias;(deixar a escolha do grupo);
Exposição de cartazes elaborados pelos alunos;
Para encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;

5. RECURSOS:
Computador, Internet, Data Show, livro didático, cartolina, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.

6. AVALIAÇÃO:
Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Pesquisa sobre Projeto

Navegando na Internet, encontrei um relato muito interessante de um professor, que conseguiu se destacar na escola por ser ousado e introduzindo provérbios na práxis educacionais.Desenvolveu projetos educacionais e conquistou os alunos. O professor foi reconhecido pela direção da escola sendo o professor destaque na escola.

Para saber mais, clique aqui

APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA

A construção do conhecimento é um processo contínuo na vida do ser humano independente da sua idade. Vários fatores contribuem para que a aprendizagem aconteça na escola e fora dela,pois vivemos numa sociedade muito exigente e qualquer profissional, independente de sua área de atuação e do serviço que desempenha, precisa estar em constante atualização e aprimoramento,essa condição tornou-se uma necessidade na vida de cada um.
Observamos que muitas atividades educacionais já estão sendo criadas e oferecidas para as pessoas da terceira idade que também se deparam com a necessidade de aprender mais, e neste caso, a aprendizagem acontece de forma ocupacional e prazerosa. Desde a infância, no início da escolaridade, até a terceira idade o indivíduo é motivado a aprender. A pessoa aprende ensinando e ensina aprendendo. Aprende na resolução de problemas, estratégias e interagindo com outras pessoas que a cercam onde a aprendizagem acontece de acordo com o ambiente de convívio.
Nós professores somos exemplo de aprendizagem continuada, após anos de experiência continuamos aprendendo, buscando por capacitações e mais conhecimentos para inovar nossa prática pedagógica e vemos a cada dia que temos muito a aprender.

terça-feira, 16 de março de 2010