terça-feira, 10 de agosto de 2010

TRABALHANDO COM PROJETOS

O trabalho com projetos é muito produtivo, tanto para os alunos quanto para os professores. Uma das características do trabalho com projetos é a participação dos alunos juntamente com os professores nas definições dos objetivos a serem trabalhados e das metas a serem atingidas. Esta é uma nova forma de aprender que requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e na postura do professor.
Trabalhando com projeto o aluno aprende com autonomia, onde o professor é o mediador e instigador que junto com os alunos irá buscar e selecionar fontes de informações. È fundamental envolver todas as tecnologias que a escola dispõe visando a integração das mesmas no processo de ensino e aprendizagem.
Na pedagogia de projetos, a aprendizagem acontece dentro e fora da escola. Por isso o papel do professor é de criar um ambiente desafiador onde a problematização seja de interesse do grupo. Deve existir também uma relação de diálogo durante o desenvolvimento do projeto permitindo que o professor e o aluno aprendam juntos.
Algumas dificuldades podem surgir no decorrer do processo, porém , como os projetos são flexíveis para adequações, o professor pode inserir novos elementos sem perder o foco dos objetivos e das metas traçadas. Outros conteúdos também podem ser incluídos tornando o projeto mais abrangente e mais produtivo.
O projeto deve ser interessante para o professor, para o aluno e para a comunidade escolar como um todo. Quanto mais a comunidade escolar se envolve no processo, maior será seu efeito e seu impacto e se manterá vivo por muito mais tempo.
O trabalho com projetos é muito produtivo, tanto para os alunos quanto para os professores. Uma das características do trabalho com projetos é a participação dos alunos juntamente com os professores nas definições dos objetivos a serem trabalhados e das metas a serem atingidas. Esta é uma nova forma de aprender que requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e na postura do professor.
Trabalhando com projeto o aluno aprende com autonomia, onde o professor é o mediador e instigador que junto com os alunos irá buscar e selecionar fontes de informações. È fundamental envolver todas as tecnologias que a escola dispõe visando a integração das mesmas no processo de ensino e aprendizagem.
Na pedagogia de projetos, a aprendizagem acontece dentro e fora da escola. Por isso o papel do professor é de criar um ambiente desafiador onde a problematização seja de interesse do grupo. Deve existir também uma relação de diálogo durante o desenvolvimento do projeto permitindo que o professor e o aluno aprendam juntos.
Algumas dificuldades podem surgir no decorrer do processo, porém , como os projetos são flexíveis para adequações, o professor pode inserir novos elementos sem perder o foco dos objetivos e das metas traçadas. Outros conteúdos também podem ser incluídos tornando o projeto mais abrangente e mais produtivo.
O projeto deve ser interessante para o professor, para o aluno e para a comunidade escolar como um todo. Quanto mais a comunidade escolar se envolve no processo, maior será seu efeito e seu impacto e se manterá vivo por muito mais tempo.

Nenhum comentário: