terça-feira, 10 de agosto de 2010

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

Nome: Célia Salete Bianchi
Disciplina: DESIGN DIDÁTICO
Nome mediador: HELMUT PAULUS PAES FERREIRA FERNANDES
Turma: SC04
Atividade: Final


PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

As  tecnologias têm contribuído muito para que ocorressem as grandes transformações na educação, e a sua integração efetiva poderá contribuir para a construção do conhecimento e para a inclusão do aluno na rede mundial de comunicação.
Uma vez que as tecnologias são bem utilizadas na escola, o resultado torna-se notável no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem do aluno, para isso a mediação do professor é de fundamental importância.
A maneira mais eficaz de integrar as mídias na educação é através de projetos pedagógicos, com os quais  o aluno aprende fazendo e reconhece sua própria autoria. Esta forma de aprendizagem permite que o aluno aprenda selecionar informações, tomar decisões, trabalhar em grupo, socializar suas idéias desenvolvendo assim o seu senso crítico. A mediação do professor no trabalho com projetos, implica na criação de situações de aprendizagem onde o aluno sente-se valorizado e desenvolve seu potencial nas diferentes áreas do conhecimento.
Sugestão de projeto para trabalhar com as séries finais do Ensino Fundamental.

PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE

Ciências Naturais
Conteúdo – preservação do meio ambiente
Conservação
Objetivos
- Preservar os recursos naturais
- Promover o desenvolvimento e interação social
- Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar
- Segmento: Ensino Fundamental 5º ao 9º ano

Tempo estimado
4 meses
Conteúdo relacionado
Reportagens
Muito além do jardim
Como funciona a reciclagem de computadores?
Planos de aula
Matemática da reciclagem
Ao lixo, com carinho
Cada lixo no seu lugar
Lixo bem tratado, planeta reciclado
Cuidando de nosso entorno
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa Formar equipes de quatro alunos e solicitar que cada uma delas relacione o que sabem e o que pretendem saber sobre a preservação do Meio Ambiente.
Permitir que os alunos partilhem seus conhecimentos entre si e com os professores, gerando uma discussão em relação ao tema.

2ª etapa – Problematização - Nosso planeta vem adoecendo a cada dia, aquecimento global, devastação de nossas florestas, poluição de nossas águas, falta de água... A destruição do meio ambiente é muito grave, pois significa a perda do controle climático da terra. Esse descontrole pode produzir inundações e secas, que provocam a morte de milhares de seres vivos. Muitos já ouviram falar de todos esses problemas e questionamos: “O que já fizemos para ajudar o meio ambiente?” Abrir a discussão em cada grupo para que os alunos possam relatar fatos ou experiências já vividas.

Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente aos problemas ambientais. Propor que os estudantes coletem, selecionem e organizem os dados obtidos na pesquisa utilizando as tecnologias existentes na escola.

Devemos salientar para os nossos alunos que a exploração e a utilização dos recursos naturais, não são atos necessariamente destrutivos. O que os torna destrutivos ao meio é a maneira como é realizada, a relação entre a quantidade e o tempo efetivo em que ocorre é que gera o desequilíbrio.


Saiba mais
www.portaldomeioambiente.org.br

www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente

www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u332314.shtml

Bibliografia
1001 Maneiras de Salvar o Planeta. Joanna Yarrow. Publifolha
3ª etapa – Ação
Pedir para que cada aluno faça um levantamento em sua casa, para saber qual é o tipo de lixo mais produzido dentro de seu ambiente. O que mais desperdiçamos? Qual é a embalagem do produto que mais consumimos? Qual é o destino dessa embalagem? Qual é o tempo de decomposição de cada material.Ao longo de uma semana cada aluno realizará esse levantamento em sua casa. Em sala de aula, cada qual em sua equipe, colocará esses dados em uma tabela comparando-os com os dos demais componentes da equipe.

Tabela 1
ALUNO
EMBALAGEM - PRODUTO
QUANTIDADE
DESTINO
TEMPO PARA DECOMPOSIÇÃO

A intenção em pensar “Qual é o lixo que mais produzimos?” é fazer com que todos se mobilizem para a sua reutilização, a sua reciclagem... Para isso perguntamos aos nossos estudantes: O que pode ser reaproveitado? Para quê? Elaborar um painel único onde todas as séries do Ensino Fundamental (de 5º ao 9º ano) poderão “alimentar” com os dados descobertos e apontados na tabela em sala de aula. Nesse painel deverá constar uma nova tabela (Tabela 2)* que mostre primeiramente os itens que foram selecionadas de cada turma/série.

Tabela 2
Turma/
Série
Embalagem/
Produto
Reciclagem
Utilização

4ª etapa – Produto final
A partir desse trabalho coletivo cada turma se dedicará para uma etapa específica de seu projeto. Nesse momento o professor deverá exercer o seu papel de mediador e ao mesmo tempo focar o trabalho de cada grupo para a chamada “Política dos 4 R”, que consiste em praticar quatro ações que começam com a letra R: reutilizar, reciclar, reduzir e recuperar. Reutilizar determinados objetos que são considerados inúteis, dando-lhes novos usos.

- Reciclar os materiais.
- Separar o lixo em papéis, plásticos...
- Reduzir o consumo de mercadorias e energia.
- Recuperar objetos.
- Antes de comprar algo, de utilizar um aparelho elétrico, devemos pensar se realmente é necessário ou não.

Como sugestão:

A. Trabalhos por série
Oficina de Arte – Lixo que vira brinquedo

Propor a confecção de brinquedos ou jogos utilizando embalagens que foram apontadas na Tabela 1. Para construir um bilboquê você vai precisar de:

- 1 garrafa pet descartável;
- fita adesiva colorida (ou transparente);
- barbante;
- 1 folha de jornal ou revista;
- tesoura
- adesivos ou recortes para enfeitar.

B. Trabalho - Conservação do nosso ambiente escolar

Para trabalhar a conservação do ambiente é necessário criar na escola um ambiente que envolva os professores de todas as disciplinas, alunos dos diferentes níveis e a comunidade.

Questionar: Qual é o lixo que produzimos em nossa sala de aula? E em nossa escola? Como podemos conservar o nosso ambiente escolar? Devemos iniciar esse trabalho focando cada turma a sua respectiva sala de aula. Será que ao final do dia deixamos a nossa classe como a encontramos ao chegarmos à escola? O que podemos fazer para melhorar? Essa observação direta e mobilização devem partir do entorno mais próximo do estudante (sala de aula) para o mais distante (banheiros, parques, refeitório...). Criar campanhas de conservação dentro da sala de aula. Para isso podemos criar equipes que a cada semana deverão “cuidar”, informar, conscientizar os demais através de conversas, cartazes, ações... Todos os problemas descobertos e principalmente a solução que cada grupo (turma ou série) encontrou deverá fazer parte do painel apontado na etapa 3 e também divulgados por cada professor às demais séries. Uma vez conseguido sanar a conservação do ambiente da sala de aula, cada professor deverá ampliar o raio de ação de seus alunos de modo que cada equipe (turma/série) se responsabilize em divulgar às demais séries seu plano de ação.

Avaliação
Observar a interação do aluno com o projeto. Verificar o desenvolvimento da ação positiva frente às propostas. Perceber a mobilização individual e coletiva para preservar e melhorar o seu entorno. Verificar se o aluno percebe que esse trabalho não se resume a uma iniciativa pontual. Observar se o painel criado reflete um posicionamento crítico em relação às propostas. Avaliar se o aluno, tendo realizado várias atividades em pequenos grupos de busca de informações em fontes variadas, é capaz de cooperar nas atividades de grupo.Avaliar a participação do aluno na construção do Mapa Conceitual e acompanhar as etapas do projeto.

Sugestão: Mapa Conceitual.

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